O Local

PIRASSUNUNGA ESTÁ ENTRE AS DEZ MELHORES PEQUENAS CIDADES DO BRASIL PARA VIVER

Conheça a cidade naquilo que ela tem de melhor. A começar por sua gente bonita, acolhedora e hospitaleira.

Quer pela pujança de suas instituições militares, educacionais e de pesquisas, pelos atrativos e belezas naturais, Pirassununga é um dos destinos mais procurados da região.

Você vai conhecer lugares e histórias interessantes, desde a presença Tupi-Guarani, que deu nome ao lugar, passando pelas tradições culturais e religiosas, às importantes instituições sediadas no município.

Numa noite enluarada de domingo, na tranquila e hospitaleira Pirassununga, ainda é possível sentar-se no banco de uma praça e, diante do coreto, ouvir e se inspirar ao som dos dobrados, sambas, xotes, marchas e maxixes executados pela Corporação Musical Pirassununguense, um dos mais importantes patrimônios da cultura local.

ONDE FICA E COMO CHEGAR?

Pirassununga está situada  no eixo São Paulo/Triângulo Mineiro, entre Campinas (Polo Tecnológico Industrial) e Ribeirão Preto (Polo Rural), as regiões econômicas mais importantes do país.

Dista 207 km de São Paulo, sendo o principal acesso pela Via Anhanguera – SP 330. Conta com dois aeroportos: Academia da Força Aérea, de uso militar, e o Aeroclube, para aeronaves de pequeno e médio portes.

O município faz limite com Porto Ferreira, Descalvado, Santa Cruz da Conceição, Analândia, Santa Cruz das Palmeiras, Leme e Aguaí. A cidade possui hotéis, pousadas e bons restaurantes.

LUGAR ONDE O PEIXE ROCA, FAZ BARULHO

Os Tupis-Guaranis quando aqui chegaram deram ao local o nome de “pira-cynun’ga”, que significa “lugar onde o peixe ronca, faz barulho… rumoreja”.

A “pira-cynun’ga” que os índios vislumbraram é hoje a região de Cachoeira de Emas, um dos atrativos mais conhecidos e visitados da região. Às margens do rio Mogi-Guaçu, o turista conhece um pouco dessa cultura e tem, também, a chance de saborear uma das mais deliciosas peixadas do Brasil.

Adjetivos não faltam para distinguir Pirassununga dos demais municípios: “Cidade Simpatia do Vale do Mogi-Guaçu”, “Capital Mundial da Caninha”, “Ninho das Águias Brasileiras”, “Terra Natal das Divas do Teatro Brasileiro: Cacilda Becker e Cleyde Yáconis”, “Terra de Chico Sombração”, entre outras personalidades.

RECEBER BEM É NOSSA ESPECIALIDADE

Se existe uma coisa que todo pirassununguense sabe fazer é receber e encantar os visitantes, que se surpreendem com a hospitalidade da nossa gente. E se receber bem é uma das nossas especialidades, estamos desde já aguardando a sua visita.   Mas prepare-se: quem uma vez volta sempre!

Seja bem-vindo (a).