Categories Cachoeira de Emas

“O Canto da Piracema”: Cachoeira de Emas ganhou destaque no Globo Repórter

Produzido pela EPTV Ribeirão, o documentário “O Canto da Piracema”, lançado há 24 anos, mostrou com total pioneirismo na televisão brasileira todas as etapas da piracema, o fenômeno da reprodução dos peixes que acontece entre outubro e março.

Exibiu pela primeira vez em rede nacional, no programa Globo Repórter, da Rede Globo de Televisão, o barulho que os peixes fazem debaixo d’água, conhecido entre os pescadores como “O Canto da Piracema”, que inspirou o projeto.

“Foi a primeira grande produção regionalizada de uma televisão do interior mesclando técnicas de documentário e reportagem para mostrar o fenômeno da piracema”, observou na ocasião o jornalista João Garcia, que produziu e dirigiu o projeto.

A reportagem também mostrou que o rio Mogi-Guaçu, que já foi um dos mais piscosos do Estado, conseguiu reagir à catástrofe de 1976, quando um vazamento químico provocado perto de Campinas pela indústria Champion destruiu 75% dos seus cardumes, segundo estimativa feita na época pelo pesquisador Manuel Pereira de Godoy.

A resistência da vida aquática na bacia formada pelos rios Pardo e Mogi-Guaçu, apesar dos desmatamentos e dos 365 milhões de litros de esgoto doméstico e industrial que em 1992 eram despejados diariamente, foi uma surpresa até para os especialistas que participaram das gravações.

O projeto, que contou com o trabalho de 30 profissionais, incluindo especialistas, foi executado entre novembro de 1991 e fevereiro de 1992, com gravações no ecossistema que compreende os rios Grande, Pardo e Mogi.

Teve a participação da Orquestra Sinfônica de Campinas e depoimentos dos compositores Tom Jobim e Paulo Vanzolini, do professor e pesquisador Manuel Pereira de Godoy e pescadores tradicionais de Cachoeira de Emas. Também registrou os animais que estão desaparecendo na região por causa do desmatamento e do avanço da agricultura sobre as matas ciliares.

No dia 7 de dezembro de 2007, como parte da programação da Festa Nacional da Piracema – FENACEMA -, antes do show de Elba Ramalho, a Prefeitura homenageou a EPTV pelos 15 anos de lançamento de “O Canto da Piracema”.

Agora você poder rever “O Canto da Piracema” na íntegra.

Roberto Bragagnollo

 

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *