Categories Turismo Rural

Festa da Capela do Córrego Taquari celebra 62 anos neste final de semana

São 62 anos de tradição. O Córrego Taquari, outro importante bairro da região rural de Pirassununga, realiza neste final de semana, com várias atrações, a Festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida.

A palavra “Taquari” é de origem Tupi-Guarani. Vem de tacuara (taquara) e y (água, rio), que significa “rio das taquaras”.  Nas margens do rio Taquari e dos rios que nele deságuam e cortam o bairro haviam muitas taquareiras (taquaras), que os índios chamavam de tibiquary.

As primeiras famílias que ali chegaram, o campo de futebol, a primeira escola, o primeiro comércio, os bailes, a construção de uma represa para a geração de energia elétrica que tocava o engenho, a introdução do plantio de algodão, a construção da igreja, a primeira missa, a fundação do Centro Comunitário entre outras conquistas, ganharam o primeiro registro a partir de um trabalho realizado em 1997 pelas estudantes do Curso de Magistério, Glaucieni Pícoli e Valéria Ament, moradoras do bairro.

A iniciativa motivou os moradores, que passaram a se orgulhar ainda mais de seus antepassados e de seus feitos em prol da melhoria das condições de vida e do bem estar de sua gente.

A comunidade possui cerca de 30 famílias descendentes dos primeiros moradores e outras que posteriormente lá se instalaram. Em suas terras, os agricultores cultivam cereais, citros, cana-de-açúcar e desenvolvem a pecuária.

Um pouco dessa rica história foi mostrada pela primeira vez em público na “Exposição Memória Viva”, no saguão de entrada do Museu Histórico e Pedagógico “Dr. Fernando Costa”, no ano de 2007, durante a realização da Semana Nenete de Musica Sertaneja, hoje Música Caipira, no Centro Cultural de Eventos Dona Belila.

62ª FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA APARECIDA

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Domingo (21) – Missa solene e Procissão às 9h30, com a participação do Coral Bairro Santo António Cavalheiro

PROGRAMAÇÃO SOCIAL

Sábado (20) – A partir das 18h, Show de Prêmios Beneficente.

Domingo (21) – Almoço a partir das 12h com assados e porções.  As pessoas devem levar pratos e talheres.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Domingo (21)0 – A partir da 13h – Show Sertanejo. E, das 16h às 19h – Show com Edu e Gabriel e Banda.

COMO CHEGAR À CAPELA DO CÓRREGO TAQUARI?

Siga pela avenida Newton Prado (Av. Felipe Boller Júnior), atravesse o “pontilhão” da rodovia SP-225 e fique atento às placas sinalizadoras.  A estrada vicinal é asfaltada até a capela.

Estacionamento gratuito.

 

About the author

One thought on “Festa da Capela do Córrego Taquari celebra 62 anos neste final de semana”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *