Categories Turismo Rural

Famílias de agricultores vão abrir suas casas para receber turistas

Essa é a proposta: acolher de forma calorosa os turistas que nos visitam.

Se a vida estressante nas grandes cidades motiva as pessoas que nela residem a buscar espaços mais tranquilos, o meio rural de Pirassununga é fator mais que motivador para as pessoas se aproximarem das origens, rompendo a rotina da cidade que as afasta do contato com a natureza.

A hospitalidade rural alimenta com emoções o visitante estafado da cidade grande.

Para promover o Turismo Rural e gerar renda extra no orçamento doméstico no meio rural de Pirassununga estamos contatando famílias de agricultores interessadas receber grupos em suas propriedades rurais.

Ao abrir suas casas, além de aferir receita, as famílias estarão compartilhando com os visitantes o saber-fazer da lida diária, suas histórias e cultura.  Acolhida simples e calorosa que vai fazer a diferença.

VALORES RURAIS NA COZINHA

O Café na Roça será primeira refeição do grupo na propriedade.

Em seguida, os visitantes terão a chance de contemplar a produção de alimentos (ordenha, horta e abate), compreender os ciclos produtivos (arado, semeadura, crescimento e colheita), conhecer e identificar (cafezal, canavial, milharal), conhecer técnicas simples (lampião, fogão a lenha, aquecimento com lenha, água de bica) enfim, valorizar o autêntico, partilhando vivencias rurais jamais experimentadas.

Encerrado o almoço os turistas deixam o local, dando continuidade ao roteiro de visitas programado.

CARDÁPIOS

A Mesa Caipira – o almoço – reunirá pratos tradicionais da culinária rural preparados em fogão à lenha, que passam longe dos cardápios convencionais dos restaurantes.  Os próprios anfitriões podem propor as especialidades da casa na hora de compor os cardápios.  Comida típica, simples, deliciosa.

LEMBRANÇAS DA TERRA

Em contato com os turistas, as famílias têm a oportunidade de oferecer (vender) produtos de valores agregados à propriedade:  queijos, chouriço, linguiça de porco, pães, doces, geleias, doces, melado, rapadura, cachaça, licores de jabuticaba e de anis, leite ao pé da vaca (experiência e vivência de tirar leite do animal), colha e pague (frutas da época), passeio equestre,  entre outras especialidades.

AGENDA

As visitas ocorrerão aos sábados, domingos ou feriados, em sistema de rodízio elaborado para não sobrecarregar as famílias parceiras. As datas e os cardápios serão definidos com antecedência.

COMO PARTICIPAR?

As famílias interessadas em participar do “Circuito de Acolhimento ao Turista” devem entrar em contato conosco pelo (19) 9 9727-7250 a partir das 15h ou pelo e-mail roberto@pirassunungareceptivo.com.br

Se você conhece casais com esse perfil, incentive-os a participar. Ou indique pessoas do seu conhecimento que adorariam receber os visitantes em suas propriedades rurais.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *