Categories História

Clube Atlético Pirassununguense: 109 anos de lutas e glórias!

Fundado no dia 7 de setembro de 1907, o Clube Atlético Pirassununguense é um dos mais antigos do Brasil e o terceiro mais antigo do Estado de São Paulo, atrás apenas da Ponte Preta (1900) e da Internacional de Bebedouro (1906).

Alguns registros que aqui estão sobre os “Campeões Amadores de 1954″ fizeram parte da Exposição “CAP – 100 anos de Lutas e Glórias”, realizada de 3 a 14 de setembro de 2007 no Armazém Cultural “Dito Micuim”, no Centro Cultural de Eventos Dona Belila, que reuniu fotografias históricas, troféus, bolas, bandeiras, livros, publicações e uniformes que marcaram a trajetória do Clube Atlético Pirassununguense neste século.

Mário Beltran, de saudosa memória, presidia o C.A.P. nas comemorações do primeiro centenário do alvinegro pirassununguense.

A primeira partida oficial do C.A.P. foi disputada no dia 23 de fevereiro de 1908, contra o antigo Paulista de São Carlos. Naquele jogo amistoso o Pirassununguense venceu por 2 a 1.

No dia 7 de setembro de 1942, nas comemorações do 35º aniversário do Clube Atlético Pirassununguense, quem deu o pontapé inicial na partida entre o CAP X Sport Clube Corinthians Paulista foi o Ministro da Agricultura do Presidente Getúlio Vargas, Fernando Costa.

Para delírio do público, um “teco-teco” (Paulistinha), num voo rasante, lançou a bola do jogo sobre o Estádio Bellarmino Del Nero.

Na década de 1950, o Clube Atlético Pirassununguense afastou-se do profissionalismo e conquistou o título de Campeão Amador do Interior em 1954.

O CAP, ao longo de sua história,  contou em seu plantel com jogadores que ganharam destaque nacional e internacional, ente eles os meio-campistas Del Nero e Alex, que chegaram até a seleção brasileira.

Com capacidade para 5.300 pessoas, o estádio Belarmino Del Nero foi inaugurado no dia 7 de fevereiro de 1931. A primeira partida foi entre o C.A.P. e o Juventus vencida por 2 a 0 pelos donos da casa.

Salve Clube Atlético Pirassununguense pelo 109º aniversário de fundação!

Parafraseando o inesquecível narrador esportivo da Equipe I-3 da Rádio Difusora de Pirassununga, Nelson Oliveira Junior… “Capezão, Ceapezão! Boniiiiito no pedaço!”

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *