Academia de Força Aérea

Considerada uma das três melhores escolas de formação de pilotos militares do mundo e detentora do aeródromo de maior movimento de aeronaves militares da América Latina, a Academia da Força Aérea (AFA) faz parte da história de Pirassununga.

Ao longo de mais de quatro décadas, milhares de militares, vindos de diversas partes do Brasil e países amigos, passam boa parte de suas vidas em Pirassununga.

É extraordinária a importância socioeconômica que a Academia da Força Aérea representa para o município. Mensalmente, destina mais de R$ 20 milhões de seu orçamento para a folha de pagamento de militares e civis, uma receita bastante significativa.

NINHO DA ÁGUIAS BRASILEIRAS
Ao sediar a Academia da Força Aérea, Pirassununga ganhou notoriedade no cenário nacional e internacional e também ficou conhecida como “Ninho das Águias Brasileiras”.

Entre as missões da AFA está a formação de pilotos militares para a Força Aérea Brasileira, como também para Forças Aéreas de países da América Latina, África, Ásia e Europa, mediante acordos internacionais de cooperação.

MEIO ACADÊMICO MILITAR
A Academia da Força Aérea é um estabelecimento de ensino em nível superior da Força Aérea Brasileira, reconhecido pelo Ministério da Educação, integrante do sistema de formação e aperfeiçoamento de pessoal do Comando da Aeronáutica – COMAER.

Subordinada ao Departamento de Ensino da FAB, sua finalidade é a formação de oficiais da ativa para os quadros de aviadores, intendentes e de infantaria da Força Aérea Brasileira (FAB). Desenvolve em cada cadete os atributos militares, intelectuais e profissionais, padrões éticos, morais, cívicos e sociais, obtendo-se, ao final deste processo, oficiais em condições de se tornarem líderes de uma moderna Força Aérea.

ESQUADRILHA DA FUMAÇA
A Academia da Força Aérea, que tem um dos mais movimentados aeródromos da América Latina – pelo fato de ser uma escola de formação de pilotos militares, deu a Pirassununga o honroso título de “Ninho das Águias Brasileiras”.

Pirassununga, além da Academia da Força Aérea e, também, a sede do EDA – Esquadrão de Demonstração Aérea – a Esquadrilha da Fumaça, que figura entre os mais importantes do gênero no mundo.

A Esquadrilha da Fumaça tem como missão contribuir para a difusão da imagem da Força Aérea Brasileira junto aos públicos interno e externo, estimular e desenvolver as vocações e a mentalidade aeronáuticas, valorizar a FAB e o sentimento de nacionalismo, demonstrar o alto grau de treinamento e a capacidade dos pilotos brasileiros e comprovar a qualidade dos produtos da indústria aeronáutica brasileira.

DOMINGO AÉREO: O MAIOR EVENTO DA AVIAÇÃO MILITAR DO INTERIOR PAULISTA

Vindos de diversas cidades e até de outros estados, mais de 50 mil pessoas prestigiam todos os anos o Domingo Aéreo na Academia da Força Aérea (AFA), realizado no mês de agosto, aniversário de Pirassununga.

O Domingo Aéreo oferece uma programação intensa de pousos e decolagens de aeronaves militares e civis, com sobrevoos de diversos esquadrões da Força Aérea Brasileira, que encantam o público. Reúne, também, exposições de plastimodelismo, carros de combate do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército Brasileiro, apresentação da Banda de Música da AFA, ampla praça de alimentação, entre inúmeros atrativos.

A grande atração do Domingo Aéreo é a Esquadrilha da Fumaça, que tem sua base na Academia da Força Aérea, em Pirassununga.

O Domingo Aéreo da AFA estreita laços com a população que podem renovar o sentimento patriótico e se emocionar com as demonstrações, além de despertar a cultura aeronáutica e motivar os jovens à carreira militar.